top of page
  • Foto do escritorJoão Paulo Moralez

O canhão do Northrop F-5E/F


No episódio 7 de Fox 3 Kill Podcast o Brigadeiro Quírico comentou sobre o Northrop F-5E Tiger II adquirido pelo Brasil (ouça aqui).


Quando o Brasil comprou os seus caças Northrop F-5E Tiger II em 1974, cada um dos 36 exemplares veio equipado com dois canhões Colt Pontiac M39A3 de 20mm alimentados por um cofre de munições de 280 tiros cada.


O M39 é um desenvolvimento do canhão alemão Mauser MG213C, que foi concebido para equipar os caças da Luftwaffe na 2ª Guerra Mundial. Apesar de nunca ter entrado em serviço, o seu projeto serviu de base para outros tipos muito consagrados ao longo do pós-guerra como o inglês Aden e o francês DEFA.

O M39 teve mais de 35 mil exemplares produzidos e equipou caças como o North American F-86H, North American F-100 Super Sabre, o McDonnell F-101 Voodoo e o Martin B-57B Canberra.


Apesar de ter sido projetado pela Ford Mortor Company, foi produzido por várias empresas como a Ford, FMC Corporation e outras. A Pontiac Motor Company, com sede em Michigan, fabricou a versão M39A3.

Essa família de canhões é do tipo revólver com um cano e um cilindro de cinco câmaras capaz de disparar 1.500 tiros por minuto. A velocidade da munição pode chegar a 3.600km/h.


As munições se dividem em vários tipos, sendo as principais:


A Target Practice (M55A2) / Target Practice Tracer (M220) é de treinamento e tem custo de aquisição mais baixo exatamente para esse fim. Peso de 259g.

A Armour Piercing Tracer (MN40) é projetada contra alvos blindados – incluindo carros de combate, e possibilita que o piloto enxergue a sua trajetória fazendo as correções necessárias. Seu peso é de 261g.

A High Explosive Incendiary (M56A3) é efetiva contra depósitos de combustível, de munição, aeronaves, alvos em madeira e levemente blindados onde consegue perfurar para obter maior efeito de destruição. Seu peso é de 262g.

A Armour Piercing Incendiary (M53) / Armour Piercing Incendiary Tracer (M52) proporciona um resultado de perfurante contra alvos blindados e incendiário depois de penetrar a superfície. Seu peso é de 262g.


Ficha técnica

Tipo: revólver

Acionamento: Elétrico

Calibre: 20mm

Peso: 81kg

Comprimento montado: 183cm

Cadência: 1.500 tiros por minuto

Quantidade de munição: 280 tiros por canhão

153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Sem Título-4.png
bottom of page