top of page
  • Foto do escritorJoão Paulo Moralez

Do supersônico Mirage IIIE ao programa AMX

Nem sempre, a vida do piloto de caça se restringem aos voos supersônicos de defesa aérea ou navegações rasantes para atacar um inimigo de surpresa. As vezes, a vida nos faz trilhar novos caminhos.


A carreira na Aviação de Caça para o Cel Av Ref Hugo Moura se iniciou na década de 1970, um período marcado por profundas mudanças e transformações organizacionais, especialmente na área do ensino.

Ao concluir o Curso de Formação de Pilotos Militares e se graduar na Academia da Força Aérea, a trajetória do Cel Av Ref Hugo Moura incluiu o curso de Caça no Esquadrão Seta em Natal e de especialização no saudoso 1º/4º GAV "Esquadrão Pacau". O coroamento dessa trajetória foi a ida para a antiga Ala de Defesa Aérea (ALADA) voar os recém-incorporados Mirage IIIE, a bala de prata da Defesa Aérea, na cidade de Anápolis.

Decolando com pós-combustor em máxima potência para buscar alvos usando o avançado radar de bordo, a carreira na primeira linha da Aviação de Caça foi abreviada com um problema na coluna, consequencia de uma ejeção à baixíssima altura e um pouso forçado com helicóptero.

“Um dia eu estava voltando de uma missão de combate aéreo e, na hora que eu fui descer do Mirage, a minha coluna deu uma fisgada brava. Eu não conseguia caminhar direito. O médico do esquadrão me observou, me chamou para conversar e depois de alguns exames descobri que eu não poderia voltar a voar um avião de caça. O mundo acabou para mim. Uma semana depois, uma janela se abriu para mim.”

O Cel Av Ref Hugo Moura se especializou na área de informática, cursou o ITA e se envolveu em um programa estratégico que se iniciava na FAB, o programa AMX. O resto é história!


Acesse aqui para ouvir o novo episódio! 

Patrocínio Master – Saab 

Ouça também pelo Apple Podcasts, Deezer, Spotify e Youtube






23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Sem Título-4.png
bottom of page