top of page
  • Foto do escritorJoão Paulo Moralez

A gênese do Super Tucano

Atualizado: 31 de jan. de 2023

Um dos mais consagrados aviões de contra-insurgência e ataque ao solo da atualidade tem a sua origem um tanto quanto inusitada. E é esse papo que o Coronel Nery conta no sexto episódio de Fox 3 Kill Podcast.


Quem imaginaria que a sugestão de um tenente com ampla experiência em missões de ataque e apoio aéreo aproximado resultaria em um programa de sucesso de exportação? A história do Super Tucano começa assim, no início dos anos 1990, durante uma visita do então Tenente Wagner Rocha à Embraer.

Com base no EMB-312 Tucano, a empresa havia desenvolvido um protótipo para concorrer ao Joint Primary Aircraft Training System (JPATS), um programa que tinha por objetivo selecionar a futura aeronave para fazer o treinamento dos futuros pilotos da Força Aérea e da Marinha norte-americana.

Ao ver aquele protótipo no pátio de estacionamento no aeroporto de São José dos Campos, que era maior e parecia mais moderno e capaz que o "Tucaninho", Wagner Rocha esboçou um questionamento natural:

"Por que a Embraer não faz uma versão armada do JPATS? O Coronel Schittini falou para o Wagner escrever a ideia num papel e levar para ele, lá na Embraer. E eu o ajudei a escrever isso. Foi então que imaginamos o que o avião poderia ter com base nas tecnologias existentes na época".

Aquele questionamento foi o gatilho para uma sequência de fatos e acontecimentos que culminaram no programa do ALX, o Super Tucano. E tudo isso você vai ouvir nesse novo episódio.


Acesse aqui para ouvir esse episódio!


Patrocínio Master – Saab


Ouça também pelo Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts




215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Sem Título-4.png
bottom of page